Aconteceu na semana do dia 31 de janeiro a 4 de fevereiro de 2022, o 19º Curso Básico de Equoterapia da ANDE-BRASIL – Associação Nacional de Equoterapia em parceria com o GATI – Equoterapia, e a Hípica Santa Terezinha. Com aulas teóricas realizadas em Congonhas, na capital paulista e aulas práticas realizadas em Carapicuíba (SP).
Com a coordenação de Elisangela Souza, a ANDE-BRASIL trouxe profissionais de excelência e experiência em suas expertises como Liana Pires Santos, Eros Espartalis, Andréa Moraes, Monique Palma, Eliane Cristina Baatsch, entre outros para a formação e capacitação com qualidade de 40 novos equoterapeutas.
O Curso Básico de Equoterapia tem o objetivo de formação aos profissionais da área da saúde e educação, contudo a ANDE-BRASIL traz vários cursos de aprimoramento com profissionais gabaritados e experientes na equoterapia, em prol do conhecimento técnico-científico e de proporcionar atendimentos com qualidade no Brasil, como o Curso Avançado de Equoterapia, Pós Graduação em Equoterapia, Curso de Equitação para Equoterapia, congressos, workshops, entre outros.
Cada vez mais no Brasil os centros de equoterapia vêm crescendo, com profissionais habilitados e atendimentos de qualidade voltados às pessoas com deficiência.
Cabe ressaltar que temos em vigor Lei N 13.830 de 13 de maio de 2019 dispondo sobre as práticas de equoterapia e como método de reabilitação, ao qual direciona em artigos e nos desdobramentos da lei, o funcionamento de um centro de equoterapia e suas organizações da equipe, programas, cavalo e regulamentações.
A responsabilidade das formações aos equoterapeutas (2263-15 da CBO – Classificação Brasileira de Ocupações) é imensurável, pois não é só formar profissionais de acordo com os conhecimentos técnicos- científicos, e sim aprimorar a acessibilidade além da equoterapia em atendimentos com ética, bioética, responsabilidade, amor, respeito e direcionamento às políticas públicas às pessoas com deficiência.
Prestigiaram o evento Juliana Boni – Secretária de Assistência Social do Município de Carapicuíba, Fernanda Coimbra – Secretária Adjunta de Comunicação do Município de Carapicuíba, Salomão – Secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Osasco, Mônica Garone – Subsecretária da SDPD – Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Barueri, Aline Passos – Projeto Equo – ABQM, Equipe da Educação Inclusiva – Secretaria de Educação de Osasco- Gisa e Elisabeth, Nixon Andrade – Presidente da Romaria, Yeda Papa – Diretora do Projeto Brasil Vôlei Máster – Ibirapuera, Vereador – Zezinho Considerado de Carapicuíba, Paratletas do Paratambor – 3 Tambores – Murilo Carleto e Gustavo Diniz, praticantes de Carapicuíba Felipe Neres e Ana Beatriz, Presidente Mario Morales e José Carlos Ronqui da Hípica Santa Terezinha.
Agradecimentos especiais a equipe operacional, administrativa, diretoria e técnica da Hípica Santa Terezinha como Patrícia, Gabriel Martins, Eduardo GM, Alexandre GM, Michelly e Manoel.
Parabéns aos alunos do 19º Curso Básico de Equoterapia da ANDE-BRASIL!

