Às vezes, é preciso compreender que nem tudo é exatamente como planejamos ou idealizamos. A vida é uma caixa de surpresas e faz parte do show estarmos preparados, de algum modo, para lidar com as adversidades e o inesperado.
Afinal, ter estratégias, objetivos, foco e determinação para definir um projeto de vida é importante, mas saber que no meio do caminho existem acasos e nem sempre teremos todas as respostas, pode ser decisivo entre o fracasso e o sucesso. Então, pelo menos de vez em quando, permita-se surpreender!
Esse é um dos motivos que me faz ter certeza de que a educação socioemocional é tão necessária na formação humana. Quanto mais refinadas são as habilidades e competências socioemocionais, mais resilientes, autocontroladas e motivadas as crianças e adolescentes se tornam.
E claro, ter a oportunidade de se autoconhecer e evoluir com os erros e frustrações pode ser um fator muito colaborativo para uma vida adulta mais equilibrada, alegre, fortalecida em valores, virtudes e relações interpessoais salutares.
Está aí um panorama para o futuro que me agrada e muito!!! Que coisa fantástica seria uma sociedade com pessoas maduras, felizes e seguras de quem são e do que vieram fazer neste mundo tão maravilhoso!
Mas a verdade é que as novas gerações estão cada dia mais tristes, sem esperança, entediadas, cansadas e sem perspectivas para o futuro. Em quase todas as salas de aula ou famílias encontra-se pelo menos um caso de criança ou adolescente com Transtornos de Ansiedade, Sono, Alimentar, Depressão e o pior de tudo, tendências suicidas ou falta de desejo de viver. Meu Deus! O meu coração sangra quando me deparo diariamente com tamanha e triste constatação…
Considero fundamental que educadores aprendam a lidar com as frustrações, birras e momentos de tristeza dos filhos e educandos sem se culparem ao extremo por não serem integralmente disponíveis às suas vontades e caprichos, que aliás todo o ser humano tem. O que não se pode é deixar-se controlar ou manipular por tais manifestações.
É certo que esses comportamentos, quando mal conduzidos, abrem espaço para momentos de permissividade ou autoritarismo, e desconectam as pessoas, além de gerar, muitas vezes, violências desnecessárias de vários aspectos, especialmente entre pais e filhos.
Basta contemplar um pouco o mundo para ver claramente que as relações familiares estão cada dia mais desgastadas, frágeis e repletas de dores e traumas porque os elementos parentais carregam culpas e se sobrecarregam com responsabilidades que nem sempre são suas. É preciso aceitar que toda pessoa tem a sua própria missão e propósito na vida! Os filhos também!
Afinal, qualquer pai e mãe equilibrados buscam sempre oferecer a sua melhor versão aos filhos. E esse é um caminho de evolução contínua e incansável. Mas vale muito a pena estudar, acessar saberes, conhecer recursos nobres, potentes e transformadores na condução de crianças e adolescentes. Experimente!!!
É lindo ver o movimento de famílias que hoje estudam incansavelmente e buscam atualização constante para serem o melhor possível para si mesmas e para os filhos. Mas ainda assim, terão pedras no caminho. Ainda assim enfrentarão tempestades, desafios e até situações inesperadas que lhes exigirá discernimento, firmeza, empatia, coragem, humildade e o amor potente que carregam em seus corações para conseguir lidar com as singularidades dos filhos e conduzi-los com entrega, sabedoria e leveza.
Mães e pais não são super heróis!
São gente de verdade que sofre, têm sentimentos e emoções complexas que precisam ser consideradas, acolhidas e respeitadas!
Exatamente por isso é fundamental se auto acolher, aceitar e aprender a conduzir suas vulnerabilidades, medos, limitações e anseios para construir uma relação saudável, cooperativa, gentil e afetiva com a família. Humanize-se!
Por favor, pare de se cobrar exageradamente porque nem tudo depende de você. E essa sobrecarga física, mental e emocional lhe desvia do caminho de uma Educação Consciente e Afetiva para extremos perigosos como o autoritarismo ou a permissividade.
Respire. Observe. Perceba como é possível as suas crianças e adolescentes lidarem com suas frustrações e surpreenderem com as respostas, sejam emocionais ou comportamentais.
Erros são excelentes oportunidades de evolução!
Ouça o que seus filhos dizem!!! Aceitem que eles são!
E quando as coisas não saírem como o esperado, faça o que tiver que fazer para acolher seus amores.
Abrace, olhe nos olhos, dê colo, dialogue, reflita junto sobre o que deu errado e como pode ser melhor da próxima vez. Ressignifique, perdoe, agradeça, trace novas estratégias e perspectivas com eles. Mostre o caminho e respeite suas escolhas!
As crianças e adolescentes merecem a oportunidade de crescer e evoluir em suas caminhadas experimentando a vida tal como ela é! Pense na sua história de vida, no quanto você precisou crescer e se refazer para chegar até aqui!
A vida é extraordinária e existe muita sabedoria em tudo o que cada pessoa experimenta na sua jornada. Faça a sua parte, mas permita que seus filhos façam a deles também!
Faz sentido para você? Vamos juntos?
Com amor,
Roberta Borges

