Atuar com educação, sem dúvida alguma, foi uma das escolhas mais assertivas que eu fiz na vida. Aos 16 anos, ainda menina, despertei de corpo e alma para a minha missão neste planeta. Entendi que a sala de aula seria o meu ambiente de trabalho, o palco onde eu entregaria as minhas sementes para o mundo.
Vivi uma trajetória que me permitiu acessar saberes indescritíveis, conhecer pessoas muito especiais, ter mestres inesquecíveis e inspiradores, acolher crianças, adolescentes e famílias nas suas singularidades, dores e misérias afetivas. Ali compreendi alguns valores primordiais da educação e percebi que os conhecimentos acadêmicos devem caminhar de mãos dadas com a humanização e humildade do educador.
É poderoso demais acessar ano após ano as vidas que passam para o lado de dentro da escola e se abrem para o despertar de novas perspectivas, sonhos, emoções, possibilidades, saberes e sensibilidades.
Na verdade, sempre me questionei de que adiantava um professor conduzir uma turma repleta de crianças com seus olhares e corações sedentos de conhecimentos e afeto, se o giz e a lousa fossem mais importantes do que os ‘olhos nos olhos’, o abraço, a contação de história, o sorriso, os talentos, aptidões e as emoções partilhadas. É assim que de sementinha em sementinha, eu deixei um ‘tiquinho’ de mim por aí e trouxe um ‘tantão’ de inspirações para o meu caminhar.
Costumo dizer que na vida vamos “nos fazendo pouco a pouco”, essa nem foi a escolha número um na minha jornada. Porque ela tem nome e começa com A de AMOR!
Encontrei o amor verdadeiro numa fase madura da caminhada, já passando dos 30 anos. Após idas e vindas, acertos e erros que o próprio percurso nos encarrega de proporcionar, me PERMITI apaixonar-me perdidamente pelo meu marido (risos e suspiros). É certo que existia um batalhão de gente dizendo “não” para o nosso amor. Mas fechei os olhos, respirei fundo, segurei nas mãos dele e segui adiante. Foi assim que começamos nossa família há exatos 15 anos e tivemos a OPORTUNIDADE de trazer ao mundo as nossas duas filhas maravilhosas.
Gente, às vezes me pego pensando como teria sido a minha história sem essa escolha tão potente! Quando optamos por um caminho, geralmente abrimos mão de muitos outros porque a vida real é assim. Talvez por isso ESCOLHER seja tão importante!
Escolher muda todo o trajeto, as coisas, situações e pessoas que farão parte da nossa jornada!
Eu tinha muitos motivos para não acreditar no AMOR, mas ele veio até mim e transformou a minha vida! O nosso destino é assim, cheio de surpresas, encantamentos, oportunidades e desafios. É justamente isso que torna tudo curioso e especial porque não temos certeza do que há lá na frente, mas seguimos e tentamos diariamente ser O MELHOR QUE PODEMOS!
Quando o coração acelera de verdade, nada nem ninguém segura a gente! Concorda? Rsrsrs. E o que sempre fez meu coração sair do prumo foi a educação, o meu amor e as minhas filhas.
Sim, é preciso abrir o coração e VER as OPORTUNIDADES que todos os dias surgem diante de nós. Ter PAIXÃO! Enxergar e aceitar os MILAGRES!
É uma pena porque muitas vezes, estamos com os olhos vendados pela dor, pela decepção, pelo descaso, pelo sentimento de abandono, rejeição ou mesmo pela negligência de pessoas que poderiam e talvez devessem ser a nossa principal REDE DE APOIO, nos acolher e sustentar, mas simplesmente viram as costas quando mais precisamos.
É por isso que precisamos entender que não se trata do outro. VOCÊ é a peça realmente imprescindível no seu quebra-cabeça… E quando a gente tem filhos, é claro que isso é ainda mais poderoso.
A vida é assim, cheia de altos e baixos, repleta de dores e incríveis alegrias. Infelizmente não há como eu lhe dizer o contrário disso, pois é meu dever lhe alertar.
Dê mais valor ao que é bom, no final, apenas isso importa!
PESSOAS boas e ruins; amizade verdadeira ou por interesse; torcida pelo seu sucesso ou inveja; compaixão ou ganância… Algo que aprendi nas andanças pela vida é que ‘cada um entrega ao mundo aquilo que habita dentro de si’ e não temos controle disso, sabe?
Então não adianta mesmo se punir ou martirizar, nem esperar que a mudança venha do outro. O que ele faz é problema só dele, mas o que EU FAÇO é uma escolha só minha também.
Quando somos pais essa escolha exige muita RESPONSABILIDADE porque os modelos que entregamos às crianças nortearão suas histórias… É preciso olhar bem no fundo dos nossos olhos, parar diante do espelho e VALORIZAR quem somos, honrar a nossa história, nossos valores, nossas potencialidades, a força que acessamos cada vez que perdemos.
Errar é uma grande oportunidade para aprender e ser melhor a cada dia!
Eu sei que muitas vezes lhe faltam forças e coragem para elevar a autoestima, sacudir a poeira, levantar da queda, empinar o nariz e se revelar para o mundo! Às vezes eu também tenho muitos medos que tentam me sufocar e impedir que eu realize o meu PROPÓSITO.
Então eu acesso os recursos nobres da Inteligência Emocional e respiro muito fundo para oxigenar o cérebro e estimular os neurotransmissores da felicidade. Busco o meu ‘cantinho da calma’, onde me aqueço e me sinto protegida. Contemplo a natureza, o sol, o céu, o mar, as estrelas e me conecto com a sabedoria dos Mestres. Ouço uma música que me traz memórias afetivas potentes porque isso ajuda na produção de hormônios fundamentais na autorregulação. Medito e busco o silêncio dentro de mim. É um passo de cada vez!
É dentro da gente que moram as respostas!!
Compreendo a sua dor, afinal crescemos ouvindo que não éramos capazes, tendo que engolir o choro ou fingir que estava tudo bem quando a festa começava ou as visitas chegavam. Fomos doutrinados a se resignar ao fracasso, dar a vez para o outro, aceitar os infinitos e abomináveis rótulos tão comuns na sociedade tradicional, autoritária e desumana do século passado (triste é ver que em muitas casas ainda perdura tamanha insensatez).
É exatamente por isso que sou defensora da Educação Consciente e Não Violenta para guiar as nossas crianças e adolescentes pelo caminho do amor, da empatia e do respeito. Foi nela que me fortaleci com conhecimentos e técnicas para ser melhor a cada dia. E mais que isso, ter critérios para entregar às crianças as SEMENTES que desejo ver brotar no mundo.
PERMITIR que sejam quem realmente são, ACOLHER suas deficiências e limitações porque todos as temos de um jeito ou de outro. Valorizar suas POTENCIALIDADES e principalmente suas SENSIBILIDADES. Pois é isso o que lhes libertará para escreverem a sua INDESCRITÍVEL história de vida, bem do jeitinho que ela é.
Atendendo mães, pais, crianças e adolescentes aprendi na prática que esse mundo está infestado de miseráveis de AMOR, não porque as pessoas não saibam amar, mas porque na maioria das vezes, trancam seus corações a sete chaves, devolvem para o mundo e principalmente para seus filhos, os traumas, dores e feridas emocionais, abandono, rejeição, falta de tempo e descaso. E assim o ciclo da dor se repete…
A maioria das pessoas devolve ao mundo os mesmos padrões que lhe entregaram um dia. A mesma negligência que na era digital disfarça o abandono afetivo, a falta de diálogo, respeito, empatia, generosidade, acolhimento e amor. É um ciclo vicioso, patológico e triste, muito triste mesmo que acontece em muitos castelos por aí.
Então REAJA, estude para educar seus filhos, construa REDES de APOIO confiáveis. Olhe para você, para seu autocuidado, preserve a saúde mental e emocional da sua família, busque a força e o PODER que mora dentro de você e acolha a sua criança, divirta-se, passeie, brinque, aceite quem ela é e orgulhe-se porque ela escolheu VOCÊ para trazê-la à Terra.
Seja firme sempre que necessário, mas lembre-se que a gentileza te faz melhor.
Faz sentido para você? Vamos juntos?
Acesse o site Cuidando de Gente e inscreva-se para o Workshop Gratuito Educação Consciente e Transformadora ou pelo link da bio no Instagram Cuidando de Gente.
Ainda dá tempo!!! As aulas começam amanhã e vão até dia 30/06.
É preciso cuidar das pessoas para transformar o mundo!
Amor, paz e gratidão,
Roberta Borges

