Ícone do site Portal Acesse

Qual é o som que vem da escola?

#descriçãodaimagem foto de várias crianças correndo com mochilas nas costas. Fim da descrição.

Hoje acordei embalada pelo som indescritível de crianças brincando livre e divertidamente. Ouvia risos, choros, gritos, sorrisos, sons de todas as naturezas e possibilidades tipicamente comuns à infância repleta de vida, sonhos e interesses.

Fiquei ali, por algum tempo, curtindo aquele “barulhinho bom” cheio de energia e história! Pensei nas riquezas extraordinárias que habitam dentro da escola.  

Oh Deus, como sou grata e feliz por ter escolhido ser educadora! O quanto essa decisão influenciou em tudo o que vivi e realizei até aqui. E, além disso, me fortaleceu e refinou como mãe e gente!

Quantos saberes acessei por conta disso! Quantas transformações pude experimentar na minha trajetória pela ânsia de ser melhor a cada dia. Sim, educadores, mães, pais e familiares devem guardar esse desejo em seus corações porque as crianças e adolescentes merecem que sejamos a mudança que queremos ver no mundo e, portanto, pessoas melhores para conduzi-las com mais inteligência emocional, segurança, afeto, respeito, empatia, firmeza e a gentileza que tanto sonhamos para as relações humanas. 

Que coisa linda é andar pelos corredores de uma escola e sentir a vida pulsando alegre, potente e dinâmica dentro das salas de aula, pelos pátios, parques e cada espaço pensado com carinho para favorecer o amplo desenvolvimento de suas potencialidades e descobertas.

Ouvir as vozes das crianças e adolescentes de todas as idades questionando, contando história, partilhando suas vivências cotidianas, descobertas, medos, dores, alegrias, curiosidades…

Ver sorrisos se abrirem espontaneamente – ainda que meio aos novos hábitos que escondem o sorriso aberto. Ver crianças correndo para um abraço gostoso e repleto de saudade dos amigos, professores e toda equipe escolar. E boa parte delas carentes de acolhimento e atenção. 

Suspiros, olhos brilhantes que se tocam, lágrimas, pulos, gargalhadas, correria, brincadeiras, medo, inseguranças, vulnerabilidades que cada pessoa ali presente traz na sua mochila. 

Silêncio, interesse, observação, emoções e comportamentos diversos que surgem em resposta às dores individuais de um grupo de pessoas que têm a missão de se conectar e escrever suas trajetórias singulares e ao mesmo tempo coletivas.

Professores empenhados e renovados para conduzir com afeto, acolhimento e respeito aquelas vidas que chegam ali sedentas pelo saber e pelo amor que dentro da escola reverberam desde o portão de entrada, a cada espaço preparado para acolher e guiar os alunos. 

Pais demonstrando as mais diversas emoções e nas mais complexas potências circulam aliviados ou não, mas nitidamente em busca das respostas e tesouros que toda boa escola tem para oferecer aos seus filhos. 

A escola aquece corações! É no AMOR e na ENTREGA que cada pessoa envolvida na preparação das crianças e adolescentes para a vida que o mundo toma forma. É através dos sons que se escuta na escola que tudo faz sentido porque a gente cuida, ouve, dialoga, silencia e principalmente é exemplo, ensina recursos e conhecimentos capazes de transformar a história de cada pessoa que faz parte dessa comunidade. Oh coisa maravilhosa!

Você pode até se questionar porque não falo aqui dos desafios enfrentados na escola. E sim, eles existem aos montes porque a própria vida é desafiadora por si só e nos apresenta constantemente essas peculiaridades que necessitam empenho, ousadia, compreensão, acolhimento, coragem, firmeza, clareza, sabedoria e discernimento para que possam ser conduzidos da melhor forma possível. 

No entanto, quando fecho os olhos e ouço os sons presentes na escola e nas mensagens que cada um deles trás, penso sobre a importância das escolhas que fazemos, das condutas, saberes e recursos que como pais e educadores escolhemos para conduzir as nossas crianças e adolescentes. E apenas o que é bom e verdadeiramente PODEROSO vem ao meu coração: a luz e os sons indescritíveis que moram na escola.

Quando treinamos nossos olhos para “ver com olhos de ver”, o bom e belo sempre se sobressaem às tristezas e mazelas da vida. É verdade que elas são reais e temos que enfrentá-las, mas quando há amor e desejo de tornar as coisas realmente melhores, é essa energia que transborda do nosso coração para tocar o outro. E assim, conectar, aceitar, incluir e transformar com ATITUDES tudo a nossa volta! 

Pense nisso! Feche os olhos por um instante e escute os sons que vêm da escola… Acesse as suas MEMÓRIAS AFETIVAS e sinta o que toca o seu coração quando lembra da sua trajetória escolar… Você se comporta como gostaria que os adultos tivessem agido naquela época? 

Acredite e sonhe com todas as suas forças com a escola que deseja para seus filhos e alunos!!!

Permita-se guiar pelo seu coração! 

Ah e, por favor, lembre-se que é VOCÊ quem faz tudo acontecer!

Então ESCOLHA AS SEMENTES porque as decisões que você toma e as posturas que adota é que formam, no final das contas, as crianças e adolescentes que se inspiram em cada um dos seus passos.

Seja luz que nutre, aquece, protege, orienta e aceita o tempo de cada um!

Faz sentido para você? Vamos juntos?

É preciso cuidar das pessoas para transformar o mundo! Vamos juntos?

Com amor,
Roberta Borges

Sair da versão mobile