As pessoas têm o hábito de achar que as melhores coisas da vida estão do lado de fora de casa. Aprendi, pelas estradas da vida, que por maiores que sejam os encantamentos que o mundo me ofereça, os maiores tesouros da nossa história são aqueles que nascem com a gente e estão o tempo todo bem diante dos nossos olhos.
Aprendi que os ensinamentos mais significativos são os que vivemos em casa, no dia a dia, descobrindo os segredos da convivência respeitosa e gentil com a nossa família.
Um dia desses passei a noite em claro com a minha melhor amiga, nossas filhas, sobrinhas e afilhadas. Deixei de lado as regras, convenções e o politicamente correto do mundo adulto e me entreguei de corpo e alma à vida e ao momento.
Ter uma ROTINA bem definida é importante, mas lembre-se que a flexibilidade é necessária!
Deixei em segundo plano os ‘nãos’ que como pais e educadores insistimos em manter presentes em nossas relações com os filhos e, que aliás, muitas vezes nos impedem de conhecer profundamente quem eles são de verdade. E me permiti acessar o universo das nossas meninas para seguir sem filtros seus desejos, curiosidades e necessidades… E foi incrível!!!
Às vezes é importante quebrar as regras com nossos filhos e se surpreender com a simplicidade daquilo que lhes convém.
Elas definiram a programação, escolheram as suas pizzas preferidas, as bebidas (suco e refrigerante), os filmes (maratona Barraca do beijo e De repente 30), os temas das conversas que naturalmente surgiram para contextualizar as cenas dos filmes, o tom dos diálogos abertos, a disposição para sentarmos (essa parte foi engraçada porque cada uma num momento diferente, inquieta com as pernas, braços e o corpo querendo se expressar o tempo todo, tipicamente adolescentes! risos).
Que coisa maravilhosa é investir no TEMPO DE QUALIDADE e na convivência saudável com as pessoas que amamos!
Permitir que as crianças e adolescentes exteriorizem seus sentimentos, curiosidades, medos, preconceitos, opiniões, desejos, frustrações… É exatamente assim que abrimos espaço para acolher, ouvir, compreender, aceitar quem está diante de nós, orientar e conduzir.
E acredite, este é caminho muito assertivo para construir uma relação de confiança e respeito!
OUÇA o que seu filho tem a dizer!!!
Quando permitimos que nossos filhos sejam eles mesmos fortalecemos vínculos, construímos conexão, empatia, admiração. Assumimos com propriedade nosso papel de preparadores emocionais, referência e autoridade. E aos poucos, garantimos que nossas crianças e adolescentes tenham conosco uma relação saudável de afeto, amizade, espontaneidade e confiança.
A vida pode ser mais leve e feliz do que podemos imaginar!
É preciso CORAGEM para ser melhor a cada dia e investir em mudanças reais na nossa conduta de pais que via de regra, carregam em suas entranhas os padrões limitantes que nos acorrentam em dores e feridas emocionais daquilo que fizeram conosco na infância.
A vida é feita de ESCOLHAS e DECISÕES!
Você pode ser um mero reprodutor daquilo que fizeram com você ou SER a grande transformação da sua história e de toda a sua família!
Permita-se um dia, um momento, uma madrugada de emoções, gargalhadas, diversão e muita conexão com as pessoas que você ama.
Amor, risos, lágrimas, acolhimento, saudade (sim, revivi momentos da minha infância e adolescência em família!), alegria, tristeza, nojo, raiva…
Almas sendo tocadas pelo bem querer, pelo sonho, pelas mais diversas emoções de quem se permite contemplar o belo e viver o SIMPLES intensamente.
Uau, como é potente a troca desinteressada entre pessoas que se amam e respeitam quando deixam as armaduras de ‘poder’ de lado e partilham de mãos dadas os mais indescritíveis momentos de suas vidas!
Quantas riquezas vividas na simplicidade de uma maratona de filmes inteligentes e sensíveis que ampliam o repertório emocional e trazem uma mensagem de valores, família, amizade, empatia, escolhas, partidas, recomeços…
Quando o dia amanheceu estávamos abraçadas no sofá, amontoadas no amor, entusiasmadas pela esperança, seduzidas pela força de sonhar com o futuro, extasiadas pela beleza do céu se abrindo com a chegada do sol que anunciava mais um dia de vida. Estávamos felizes!!!
Rezamos, agradecemos e ao dar um beijo na minha filha, ela me puxou para um abraço forte e falou: _ Mamãe, essa foi a melhor noite da minha vida! Obrigada! Eu te amo muito!
As MEMÓRIAS AFETIVAS construídas ao longo de nossas vidas são tesouros valiosos que em muitos momentos da jornada nutrem a alma com esperança, acolhimento, perseverança e fé em dias melhores, mesmo quando tudo parece desafiador.
É fantástico escolher as SEMENTES que nutrem a mente, o corpo e alma dos nossos filhos e que deixam marcas significativas que lá na frente serão imprescindíveis para que possam seguir adiante…
Que coisa linda é perceber que os RECURSOS mais potentes para formar nossos filhos estão ali, diante dos nossos olhos, nas coisas simples que nos permitimos viver no dia a dia. E creia, vidas são salvas quando nos permitimos cuidar, acolher e amar as crianças e adolescentes. Histórias são reescritas, valores, princípios, crenças, sensações e sentimentos são fortalecidos, introjetados e se expandem da gente para o mundo com as mudanças de atitude, ações e reações.
Seja a mudança que deseja ver no mundo!
Cuide-se bem e de quem você ama!
Talvez este tenha sido o maior aprendizado deste ano que perdemos tantas pessoas amadas e tantas coisas que se diluíram pouco a pouco no tempo.
A obediência às nossas necessidades e essência pode abrir espaço para a construção de momentos decisivos em nossa jornada e daqueles que amamos.
Quando escolhemos mudar, tudo se transforma em volta da gente, e é exatamente assim que as ‘grandes coisas acontecem’!
Não é passe de mágica. É mudança de ATITUDE mesmo!
Assuma o controle da sua história sendo firme na medida certa, gentil como gosta que sejam com você; perseverante em seus sonhos, constante em seus propósitos, verdadeiro em seus valores, ousado na fé e no desejo de ser um ‘tiquinho’ melhor a cada dia…
Aproveite as coisas simples e poderosas da vida!
Valorize a sua história e quem você é!
Ame, abrace, beije, cheire, converse, olhe nos olhos, chore, grite, sorria incansável e principalmente para as pessoas que você levaria no seu bote salva-vidas no meio da tempestade…
A vida é AQUI e AGORA! Aproveite cada instante!
Feliz Ano Novo! Feliz todo dia!
É preciso cuidar das pessoas para transformar o mundo! Comece por você!
Com amor,
Roberta Borges
