Eu não tenho certezas para te dar. Afinal a vida é assim!
Fiz muitos planos para nós. Sonhei. Idealizei. Imaginei muitas coisas para vivermos juntos quando você chegasse. E te ver crescer dentro de mim, sentir dia a dia o seu coraçãozinho batendo e se expandindo de dentro para fora, me abasteceu de esperança, coragem, perseverança e alegria para viver o nosso amor.
Mas nem tudo é como queremos ou esperamos. E, de algum modo, estranho ou não, a própria existência se encarrega de nos ajudar a perceber que as idas e vindas, os atropelos e incômodos, as decepções e as surpresas, sejam boas ou não, têm papel fundamental na história que temos para viver e contar.
Eu e você estamos aqui! E isso é tudo o que mais importa!
Quero lhe dizer que estou inteira, presente, potente, disponível para te acolher, aceitar, amar, ensinar e aprender. Sim, educar com consciência é compreender que temos muito a aprender com nossos filhos!
Ser mãe consciente é aprender a todo instante, perceber que as mínimas coisas cotidianas, apesar de simples e por vezes até banais, são convites primorosos para evoluir.
Eu aprendo com você e você aprende comigo!
Tenho coisas inacreditáveis para te contar e mostrar. Sei também das coisas extraordinárias que você pode me proporcionar apenas com o seu sorriso, olhar brilhante ou esse suspiro que invade a minha alma e acalma.
Depois que você chegou eu descobri novas oportunidades, horizontes, possibilidades para ser melhor a cada dia e acreditar que vale a pena seguir adiante.
Você merece esse presente! E eu também!
Eu sei que muito de mim mora dentro de você. Ainda assim, quando te vejo brincar, explorar, construir relações, investigar, descobrir, se inspirar, vibrar, fazer birra e chorar até se cansar, percebo quão único você é, porque percebe e sente cada coisa ou pessoa no mundo do seu jeito, e não do meu.
Percebo que existem pedaços de mim que habitam em você. Mas eu sou eu. E você é você. E tomar posse disso me faz inteira e potente para te amar e lhe conduzir com o respeito, a firmeza, a gentileza e a empatia que toda pessoa merece ter.
Você merece ser quem nasceu para SER!
E você é gente! Potente. Inteira. Apaixonadamente aberta a aprender e perceber como lidar e superar as suas limitações. Disponível para entregar ao mundo esse ‘tantão’ de potencialidades que só podem aparecer se eu te acolher, aceitar e encorajar a ser quem você nasceu para ser. Simplesmente assim.
Me perdoe se às vezes eu tenho medo e choro, me desespero pelo que o mundo lá fora ainda precisa compreender e evoluir para lhe aceitar como é. No final das contas, entendi que me acolher e cuidar é fundamental para que eu possa dar o melhor de mim a você.
Você transformou a minha história quando começou a escrever a sua. Me convidou a estudar e querer sempre mais para lhe oferecer tudo, e mais um pouco, para que possa viver com a dignidade e a humanidade que toda pessoa merece.
E isso não tem nada a ver com as coisas materiais, sabe?
Falo do tempo de qualidade que merecemos partilhar juntas. Das orações e afirmações positivas que blindam a sua mente e a minha. E das canções, poesias, desenhos, brincadeiras, livros e vídeos que juntas partilhamos e recheando nossas mentes e corações de luz e esperança.
Falo dos momentos indescritíveis de diálogo, conexão e aprendizado. Gargalhadas, abraços, colo gostoso, carinhos, sensações, cheiros e guerras de travesseiros que no final das contas, constroem as memórias afetivas que nos salvarão nos dias frios e sombrios.
Eu não tenho certezas para te dar. Nem mesmo quanto ao tempo que estarei aqui para cuidar de você, te amar e proteger. E claro que isso me assusta!
Mas também é o que me ajuda a ser inteira hoje. Aqui e agora. Tecendo com você a nossa história de mãe e filha. Nessa parceria linda e indiscutivelmente potente.
Essa coisa de maternidade consciente que faz de mim um instrumento de transformação do mundo e por isso eu vou fundo.
Nem tudo é fácil entre nós. Existem medos, inseguranças, incertezas, diferenças.
Desafios, inconstâncias, crueldades e injustiças do mundo lá fora tentando invadir a vida da gente. Entrar na nossa casa, na escola, nas ruas e praças.
Mas estou aqui e escolhi ser uma mãe que assume o meu papel de educadora emocional na formação das minhas filhas e filhos. Então vamos juntas lutar contra o mal que mora lá fora. É insistente e inadequado.
Maternidade consciente é viver com verdade e humildade as coisas todas que se tem para viver. E ter recursos nobres e poderosos para enfrentar os medos e frustrações. Enfraquecer os inimigos do bem. Lidar com os fantasmas e com os traumas. E buscar ajuda, quantas vezes forem necessárias, pois sempre há alguém com quem contar.
Mãe consciente sabe do poder do discurso materno e como ele se instala e reverbera dentro da gente. E por isso escolho as sementes e sei que embora existam vulnerabilidades e incertezas, o meu AUTOCONHECIMENTO me ajuda a ser a mudança que desejo ver no mundo.
E nada mais importa mesmo quando quase todos insistem em dizer que não há o que fazer. Eu sei quem é você. E você sabe quem sou.
Isso há de bastar para irmos a todos os lugares que pudermos ir. E viver. E escrever a nossa história no mundo. Eu a minha, e você a sua.
Faz sentido para você? Vamos juntos?
Com amor,
Roberta Borges

Simplesmente inspiradora! Amei ❤️. Parabéns! Tenho muito a aprender com vc. Obrigada