Tempo de amar, agir e se humanizar!

PUBLICIDADE

Uau, o tempo voou numa velocidade tão estonteante que mal começamos acolher nossos projetos pessoais, dar conta dos desafios profissionais, colocar com certa relutância e prudência o nariz para fora de casa, mandar as crianças para a escola e pasmem, chegou dezembro! 

É interessante observar o movimento do lado de fora em que lojistas e comerciantes se apressam em investir em lindas e caprichosas decorações natalinas; chovem promoções; as pessoas enlouquecem em busca do consumo desenfreado para amenizar suas faltas e dores; shoppings e centros comerciais lotados porque a pandemia já acabou, não é?

PUBLICIDADE

Algumas poucas pessoas esbanjam sua condição privilegiada já que estão numa situação confortável, empregadas e formalmente produtivas, portanto vivendo uma época de maior abundância porque é bom demais contar com o  13º salário, para alguns até mesmo 14º, robustas cestas de Natal, aumenta o poder de compra, chovem presentes debaixo da árvore que pouco a pouco toma conta das salas de alguns lares.

Eita coisa que “parece” deixar as pessoas mais felizes, realizadas e empoderadas!

Eu amo essa época em que tudo parece ser melhor do que todo o resto do ano! As pessoas são mais alegres, receptivas, expansivas, leves e, parece até que o sentimento de compaixão invade com mais força alguns corações. Isso é bom, mas será que é mesmo assim?

Bem, até bem pouco tempo atrás eu sentia de verdade esse clima leve e feliz pairando no ar. E era extraordinário ver as pessoas se transformarem mesmo que por um ou dois meses no ano! Sim, porque essa leveza sempre teve os dias contados até que as pessoas voltem às suas realidades nuas e cruéis. 

Esperança é fundamental para a sobrevivência humana! (nasceu uma lágrima!) E ESPERANÇAR é um movimento de dentro para fora… É inviável querer que alguém tenha sem sentir do fundo das entranhas. 

Hoje, olhando a realidade da vida, a tristeza latente no semblante da maioria das pessoas, o medo, a insegurança, a vulnerabilidade afetiva, emocional, mental, física e social instalada no mundo, percebo que nem tudo é tão mágico e bonito o quanto eu gostaria.

Vivemos tempos desafiadores em que a maioria esmagadora da população sofreu perdas irreparáveis. 

Meu Deus, quantas pessoas queridas se foram! Quantas famílias devastadas! Empreendedores que perderam tudo o que haviam construidos com tanto sacrifício ao longo de suas trajetórias! Quantas pessoas desempregadas! Crianças e adolescentes fora da escola! Famílias inteiras morando nas ruas porque perderam tudo e todos que poderiam lhes apoiar! Mães enlouquecendo porque perderam o suporte especializado que seus filhos tinham acesso e sim, era o seu porto seguro para dar conta das terríveis demandas para criar um deficiente num mundo pouco solidário e inclusivo! Idosos abandonados ao seu próprio destino esquecidos nos abrigos, nas ruas e residenciais espalhados por aí…

Nossa, quanta degradação humana ainda é necessária para nos fazer enxergar e, quem sabe tomar posse da verdadeira e profunda mensagem de amor, união, paz, compaixão e luz que o Natal realmente representa?

O que é preciso ainda para entremos que é tempo de RENOVAR e RESSIGNIFICAR?

Sério, é vital ter atenção às contradições e seduções que a vida mostra o tempo todo e escolher um lado, se posicionar diante de todo esse caos e compreender qual o legado, a marca, o sentimento e a atitude que você deseja realmente deixar cravado aqui!

Está na cara que o mundo precisa de mais humanidade, afeto, gentileza, solidariedade, respeito, empatia, amor e paz. E onde mesmo é o berço de todas essas atitudes virtuosas? 

É dentro da gente, nas nossas famílias, no seio dos nossos lares que nutrem a esperança, a perseverança, o amor, a paz e a fé!

Choro com certa frequência ao ver o retrato da maldade, do egoísmo, da ganância, da indiferença, da soberba, da inveja, da arrogância e profunda solidão das pessoas revelada na realidade da vida. Ali, no dia a dia das próprias famílias que muitas vezes não se ajudam e compadecem com as necessidades básicas dos seus. Ninguém se importa com você! Ninguém se comove com a sua dor, com seus desafios, com a sua pobreza, com o pão que falta na sua mesa, se é que você tem uma em casa ou sequer casa tem!

E se vemos isso acontecer na família. O que esperar do mundo, então?

É cada um olhando para si e afinal, quem ou o que governa o mundo?

Eu quero um planeta recheado de luz e amor para nós e as futuras gerações… Um lugar onde me ajoelho e partilho o único pedacinho de pão que eu tenho e os últimos dois goles de água da minha garrafa quase no fim com o mendigo da rua, que eu nem conheço, ou o vizinho que passa por provações, a criança desamparada, triste e só… E não porque é bonito para divulgar isso nas redes sociais por ser uma grande sacada de marketing que toca o coração das pessoas e amplia meus seguidores, mas simplesmente porque cuida e serve a alguém, não importa quem, com silêncio e discrição.

Creio que especialmente esse mês de dezembro, seja uma ótima oportunidade para rever nossos valores, repensar as atitudes, escolher com consciência e humanidade os comportamentos, emoções, pessoas e sentimentos que desejamos viver e partilhar na nossa jornada.

Porque no final da contas não levaremos nada daqui a não ser as sensações, as memórias afetivas, o colo gostoso que tivemos dos nossos pais e demos aos nossos filhos. O cheiro, os abraços, sorrisos, conversas, olhares, canções, emoções, partilhas e o compromisso que assumimos e honramos de construir um mundo melhor.
Faz sentido para você? Vamos juntos?

É preciso cuidar das pessoas para transformar o mundo! Comece por você! 

Amor, paz e luz no seu caminho!

Roberta Borges

PUBLICIDADE
Roberta Borges
Roberta Borges
Roberta Borges é mãe e esposa. Pedagoga, psicopedagoga clínica, especialista em desenvolvimento humano e empreendedora. Idealizadora da Cuidandodegente, voltada para acolher famílias que buscam relações inteligentes e saudáveis na Educação Consciente. É também Presidente do Instituto Árion de Equoterapia e Desenvolvimento Humano.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE