O dia 4 de dezembro não foi como qualquer sábado no interior de São Paulo. A cidade de São José dos Campos abrigou a abertura da Surdolimpíada Nacional 2021, competição organizada pela Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS).
Com a presença de 18 federações, o evento, realizado no Ginásio Maestro Sergio Weis – o Teatrão, deu início ao torneio que irá até o dia 7 de dezembro e contará com a disputa de 15 modalidades diferentes.
Além de ser um evento importante para valorizar o desporto de surdos, a competição também serve como um preparativo para a convocação final das Seleções Brasileiras para a 24ª edição dos Jogos Olímpicos de Verão para Surdos, a Deaflympics (Surdolimpíada, em livre tradução), que será realizada no Brasil, em 2022.
Para o evento de abertura, estiveram presentes autoridades da cidade, além da primeira-dama Michelle Bolsonaro e do ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes. Aliás, foi dela a responsabilidade de abrir o evento ao lado da Diana Kyosen – presidente da CBDS, e do Lobin, o mascote oficial do evento.

A festa de abertura ainda contou com a participação de jovens joseenses realizando uma apresentação emocionante sobre a transformação que o esporte faz na vida do surdo e com o discurso de autoridades, como de Kátia Machado, secretária de esportes de São José e de Felicio Ramuth, prefeito da cidade.
A realização da Surdolimpíada Nacional só foi possível graças ao patrocínio das Loterias Caixa e do Governo Federal, por meio do Ministério da Cidadania e da Secretaria Especial do Esporte, além da Prefeitura de São José dos Campos, que auxilia em toda a logística da competição. Para o evento, a CBDS contará com o apoio da Helpvox.
