Logo no dia de estreia da Surdolimpíada Nacional 2021, realizada pela Confederação Brasileira de Desportos Surdos (CBDS), duas modalidades já estão com seus vencedores definidos. No xadrez, a primeira modalidade encerrada, as medalhas foram para os estados do Paraná, São Paulo, Ceará e Goiás.
Na final do masculino, o enxadrista Bruno Montanha, representante de São Paulo, se sagrou tricampeão, conquistando o ouro. Francisco Alves Neto, de Goiás, ficou com a medalha de prata e o bronze foi para Edielson Anselmini, do Paraná.
Já no feminino, o Paraná ficou com o ouro, conquistado pela estreante Maria Carolina Bonfim. A prata ficou com a representante de São Paulo, Aline Souza – que contava com a maior torcida, uma vez que a enxadrista é cidadã joseense e o torneio ocorre em São José dos Campos. Já o bronze foi para o Ceará, com Gisele Pereira.
Mais no final do dia, foi a vez de conhecer os campeões do badminton na disputa individual. Renata Faustino da Silva, do Rio de Janeiro, foi a campeã do torneio. Ao seu lado no pódio, duas representantes de São Paulo: Geisa Vieira de Oliveira com a prata e Amanda Ferreira Sanches com o bronze.

Já no masculino, o ouro foi para o Distrito Federal com a vitória de Matheus Rocha da Silva. Cauã Tadeu Ferreira da Silva, de São Paulo, ficou com a prata e Gabriel Hovelacque, de Minas Gerais, levou o bronze.
Diferente dos enxadristas, que já se despediram do torneio, os atletas do badminton ainda retornam as quadras para a disputa de duplas, que se inicia na segunda-feira (6). Outras 13 modalidades estão sendo disputadas diariamente na cidade de São José dos Campos.
A realização da Surdolimpíada Nacional só foi possível graças ao patrocínio das Loterias Caixa e do Governo Federal, por meio do Ministério da Cidadania e da Secretaria Especial do Esporte, além da Prefeitura de São José dos Campos, que auxilia em toda a logística da competição. Para o evento, a CBDS contará com o apoio da Helpvox.
Tricampeão Surdolímpico: conheça o enxadrista Bruno Montanha

Dentre os premiados da Surdolimpíada Nacional está o enxadrista Bruno Montanha, tricampeão do evento.
Bruno começou no esporte aos 5 anos de idade, quando seu pai começou a lhe ensinar as regras. Anos mais tarde, passou a frequentar uma escola específica de xadrez e começou a disputar torneios escolares.
“Quando eu entrei na escola, e realmente comecei a estudar, me foquei e veio essa vontade de me desenvolver. Depois eu fui morar sozinho, mas continuei estudando xadrez, jogava na internet contra o computador e assim eu fui seguindo. Fui vencedor em cinco lugares diferentes, dentro de competições escolares. Eu nunca parei, mas sempre fui sozinho, era o único surdo no meio de todos os ouvintes”, relatou Bruno Montanha.
Ainda com 16 anos, Bruno participou da sua primeira Surdolimpíadas Nacional. O evento ocorreu em 2002, na cidade de Passo Fundo (RS). Já no seu ano de estreia, e mesmo sendo tão novo, o enxadrista conquistou o seu primeiro ouro. A segunda edição da competição só foi acontecer em 2019, na cidade de Pará de Minas (MG). Já mais velho e com mais experiência, Bruno se sagrou bicampeão.
Com o título na edição atual, Bruno – que representa o estado de São Paulo – se torna uma grande referência dentro da modalidade. E quem quiser ter o prazer de sentir o gosto da medalha de ouro, terá que passar por Montanha, uma vez que ele garante que deseja participar de muitos outros torneios.
“Vou jogar até quando eu tiver 99 anos ou até eu morrer. Não quero parar! Serei enxadrista até o fim da minha história”, finalizou o tricampeão, Bruno Montanha.
