Eu amo ser diferente!

PUBLICIDADE

Afinal, quem é igual a alguém?

As pessoas podem até ser parecidas em suas buscas, características, sonhos, expectativas, histórias de vida e até fisionomia, mas ninguém é igual a ninguém.

PUBLICIDADE

E ao mesmo tempo, percebo que são tantos os aspectos que fazem de alguém ser exatamente quem é, que seria esquisito ver pessoas que vivem histórias e realidades tão distintas, apresentarem a mesma forma de ser, pensar e agir

Aliás, se há um fato verdadeiro e extraordinário na história da humanidade é que cada pessoa do planeta é SINGULAR no seu sentir. E está aqui algo essencial que precisa ser reconhecido e valorizado nas relações humanas, especialmente por pais e educadores. Cada pessoa tem a sua própria história!

E de verdade, apenas a certeza de que seres humanos são complexos e absolutamente ÚNICOS no seu sentir, já seria o suficiente para haver maior respeito e empatia pelas diferenças.

É fabuloso pensar que o planeta tem mais de 7700 bilhões de pessoas e cada uma é absolutamente ÚNICA!!!

É sério, não consigo compreender o porquê de muitas pessoas não aceitarem que são justamente essas SINGULARIDADES que tornam as interações sociais ricas, profundas, apaixonantes e maravilhosas quando se pensa nas oportunidades de aprendizados e evolução que se abrem a partir das relações humanas e da ação contínua e inteligente com o meio ambiente. 

Uau! Que coisa fantástica seria contemplar escolas que lidam com as diferenças com tranquilidade, sabedoria e recursos nobres que norteiam os saberes e as interações com leveza, acolhimento, empatia e alegria. 

E na mesma proporção, observássemos famílias potentes em suas entregas afetivas, emocionais e comportamentais aos filhos porque muito mais do que se cobrar e culpar por não atingir as expectativas dos outros, além das suas, educar uma criança e prepara-la para a vida trata-se de uma indescritível oportunidade para se olhar e perceber quão especial é QUERER E AGIR para ser melhor a cada dia.

Então, um movimento levaria ao outro e as relações humanas talvez pudessem ser mais leves, apaixonadas e proveitosas no sentido de TRANSFORMAÇÃO.

Ainda bem que somos únicos e portanto, temos livre arbítrio para fazer as nossas próprias escolhas, acessar saberes, ampliar o portfólio de recursos e decidir por modelos de conduta mais conscientes e afetivos com as pessoas que amamos.

Sim, trata-se de uma DECISÃO! Algo que exige confiança em quem VOCÊ É e nos seus valores, sonhos e expectativas para o mundo. E da coragem em assumir o seu papel de preparador(a) emocional da sua cria e condutor da sua jornada no planeta. Sim, os filhos seguem de algum modo os nossos passos! Justamente por isso, e a prudência que lhe traz sabedoria e discernimento para fazer escolhas e definir os critérios de quais sementes fazem sentido ou não entrar na sua vida e de sua família. 

EU AMO SER DIFERENTE!!! Assim como VOCÊ!

É exatamente isso que enche o meu coração de esperança e fé na humanidade.

Porque todas as vezes que pais e mães escolhem seguir por um caminho de luz, no qual aceitar a condição de seus filhos é o primeiro ponto, tanto como acolher suas histórias, desafios, limitações e principalmente valorizar potenciais, abre um caminho de perseverança e constância na força do AMOR que tudo pode e tudo transforma.

Quando educadores se olham no espelho e adotam com consciência um modelo de educação afetiva, o sol brilha mais intenso e o céu fica mais azul, pois a comunicação não violenta é um ato de amor e sabedoria. Preparadores emocionais conscientes, dialogam, aceitam as limitações e a missão de vida dos seus filhos. Acolhem, dão colo sempre que necessário, são disponíveis e firmes, bons ouvintes e observadores. Conduzem com firmeza e gentileza. E principalmente, comemoram as pequenas vitórias que elevam a autoestima, libertam, encorajam e ampliam o sentimento de pertencimento das crianças, adolescentes e os seus também. 

“Acredite que este não é um mundo encantado. Mas uma escolha ousada e corajosa que só depende das suas decisões para tornar TUDO bem melhor do que parece. 

É claro que pais conscientes falham porque são humanos e sabem disso, mas são antes de mais nada humildes para reconhecer suas fraquezas e resilientes para sacodir a poeira e seguir adiante. Por isso buscam ajuda, estudam, são imparáveis e questionadores dos padrões limitantes que a sociedade insiste em querer lhe enfiar goela abaixo. 

Pais conscientes investem no AUTOCONHECIMENTO continuamente porque sabem que esse é o caminho mais assertivo para alcançarem, pouco a pouco, a sua melhor versão. E mesmo quando as coisas não saem exatamente como planejadas, respiram fundo e olham para um horizonte de oportunidades que sempre estão diante dos olhos de quem de fato QUER VER!

Pais conscientes sabem que os filhos são a sua maior responsabilidade na vida! Portanto, essa busca deve ser contínua porque as coisas não são nada fáceis durante a caminhada, mas todo sacrifício vale a pena quando você pode e escolhe acessar recursos nobres para formar os filhos com o amor e o acolhimento que merecem.

Faz sentido para você? Vamos juntos?

É PRECISO CUIDAR DAS PESSOAS PARA TRANSFORMAR O MUNDO! COMECE POR VOCÊ!

Com amor, Roberta Borges

PUBLICIDADE
Roberta Borges
Roberta Borges
Roberta Borges é mãe e esposa. Pedagoga, psicopedagoga clínica, especialista em desenvolvimento humano e empreendedora. Idealizadora da Cuidandodegente, voltada para acolher famílias que buscam relações inteligentes e saudáveis na Educação Consciente. É também Presidente do Instituto Árion de Equoterapia e Desenvolvimento Humano.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE