PUBLICIDADE
InícioDestaquesSurdolimpíada Nacional encerra sua maior edição de todos os tempos

Surdolimpíada Nacional encerra sua maior edição de todos os tempos

Considerado o maior evento do calendário desportivo de surdos do Brasil, a Surdolimpíada Nacional 2021 movimentou a cidade de São José dos Campos (SP), entre os dias 4 e 7 de dezembro.

O evento, promovido pela Confederação Brasileira de Desporto de Surdos (CBDS), reuniu mais de 800 atletas e comissão técnica, representantes de 20 estados, que disputaram 15 modalidades.

PUBLICIDADE

Em sua 3ª edição, o evento teve a Federação de São Paulo como a grande campeã, com 42 medalhas, sendo 24 de ouro, 11 de prata e 7 de bronze. O 2º lugar ficou com a Federação do Rio de Janeiro com 20 medalhas, sendo 9 ouros, 5 pratas e 6 bronzes. Já a Federação do Rio Grande do Sul ficou com a 3ª colocação, com 22 medalhas, sendo 8 de ouro, 7 de prata e 7 de bronze.

#descriçãodaimagem: foto dos atletas da Federação de São Paulo com o troféu do evento. Fim da descrição.
Os atletas da Federação de São Paulo com o troféu do evento (Foto: Marcelo Deck | CBDS)

Durante a cerimônia de encerramento, realizada na tarde desta terça-feira (7), no Teatrão, Diana Kyosen, presidente da CBDS, agradeceu a todos os envolvidos no evento. “Estou muito feliz por encerrar esta que foi a maior edição já realizada da Surdolimpíada Nacional. Agradeço especialmente a Prefeitura de São José dos Campos, pela recepção, a Secretaria Especial do Esporte, por meio do Secretário Nacional do Paradesporto que, além do apoio, prestigiou nosso evento durante todos esses dias. Agradeço a primeira-dama, Michelle Bolsonaro por ter estado com a gente aqui na abertura da Surdolimpíada, além do Governo Federal e da Loterias CAIXA pelo patrocínio, que nos permitiu realizar este evento. É uma grande honra poder estar à frente da CBDS. Sabemos que muito ainda está por vir”, discursou Diana.

Presente na cerimônia, Kátia Machado, secretária de Esportes de São José dos Campos, destacou a importância do evento para a cidade. “Para nós, sediar esse evento foi uma oportunidade ímpar. Quero agradecer pela parceria com a CBDS e com a Secretaria Nacional do Paradesporto, e também a minha equipe que aceitou o desafio. Tenho certeza que conseguimos oferecer uma excelente estadia a todos”, concluiu a secretária.

#descriçãodaimagem: foto do secretário Guedes durante seu discurso. Ao seu lado estão Kátia Machado, secretária de esportes de São José, Diana Kyosen, presidente da CBDS e Giselle Chirolli, diretora da Secretaria Nacional do Paradesporto. Fim da descrição.
O Secretário Nacional do Paradesporto, José Guedes, durante seu discurso (Foto: Marcelo Deck | CBDS)

O Secretário Nacional do Paradesporto, José Guedes, parabenizou todos os envolvidos no evento e, em especial os surdoatletas, a quem chamou de astros. “Vocês foram os grandes nomes do evento e fizeram desta a melhor e maior Surdolimpíada de todas. Vocês, atletas, são as principais estrelas deste evento. É por vocês e para vocês que a Secretaria Nacional do Esporte trabalha. Para que eventos como este possam continuar existindo e para que, futuramente, possamos ter ainda mais atletas surdos participando de torneios como o que encerramos aqui, em São José dos Campos. Parabenizo também a equipe da Prefeitura pelo excelente trabalho, em nome da nossa secretária Kátia, e a equipe da CBDS, em nome da Diana, pelo excelente trabalho à frente da confederação. A Secretaria Especial do Esporte se sente feliz com o que vimos aqui e essa é a primeira de muitas parcerias da CBDS com a Secretaria Especial do Esporte, por meio da Secretaria Nacional do Paradesporto”, concluiu Guedes.

#descriçãodaimagem: foto da atleta Natália Santos apagando a tocha olímpica. Fim da descrição.
A atleta Natália Santos (Foto: Marcelo Deck | CBDS)

Um dos destaques do evento, a atleta Natália Santos, do Vôlei, conquistou medalha de ouro com a Federação de São Paulo. Após a conquista, Natália falou da emoção de participar de sua primeira Surdolimpíada. “Essa missão foi muito grande porque foi a minha primeira vez com esse time e foi muito bacana. As meninas jogaram muito bem e o time é bastante unido. Sei que eu tenho uma missão de estar aqui, de ajudar e mostrar a elas que a gente pode chegar aonde eu cheguei”, disse Natália, primeira jogadora surda a disputar a Superliga Nacional e a integrar a Seleção Brasileira de Vôlei.

Natália também foi a atleta escolhida para apagar a tocha olímpica. “Estou completamente feliz e realizada de estar aqui. E o vôlei fechou uma sequência de ouro, com 25 medalhas já conquistadas pela equipe da Federação de São Paulo. Só tenho que agradecer por essa oportunidade”, concluiu a jogadora.

Resultados do dia

Nesta terça-feira, aconteceu o encerramento de quatro modalidades: Ciclismo, Vôlei de Praia, Handebol e Vôlei.

#descriçãodaimagem: montagem com duas fotos dos medalhistas do Ciclismo. Fim da descrição.
Medalhistas do Ciclismo (Foto: Marcelo Deck | CBDS)

No Ciclismo masculino os três primeiros colocados foram: José Roberto Simplicio (SP) com o ouro; Fernando Miranda (CE), com a prata; e Mateus da Silva (RS) com o bronze. O pódio feminino foi formado por Livia Assis (RJ), com o ouro; Fernanda Costa (SP), com a prata; e Carolina Borges (GO), com o bronze.

#descriçãodaimagem: montagem com duas fotos dos medalhistas do Vôlei de Praia. Fim da descrição.
Medalhistas do Vôlei de Praia (Foto: Marcelo Deck | CBDS)

No Vôlei de Praia apenas dois sets foram necessários para definir as campeãs entre as mulheres. Elizabeth Borges e Carolina Longman (PE), ficaram com a medalha de ouro. As atletas Joanna Fernandes e Márcia dos Santos (RN), ficaram com a medalha de prata, enquanto o bronze foi também para o Pernambuco com a dupla Eduarda Cavalcanti e Elk Franca.

No Vôlei de Praia masculino, o ouro ficou com os atletas Lincoln Barbosa e Walisson Carvalho (DF), seguidos por Joel Gomes e Caio de Souza (AM), com a prata, e Jorge Monteiro e Luis Augusto dos Santos (RN), com o bronze.

#descriçãodaimagem: foto dos atletas do handebol. Fim da descrição.
Medalhistas do Handebol (Foto: Marcelo Deck | CBDS)

No Handebol masculino, a medalha de ouro ficou com a Federação de São Paulo, a prata com a Federação do  Distrito Federal e o bronze para a Federação do Paraná. Assim como no masculino, no feminino o ouro e a prata ficaram com as federações de São Paulo e do Distrito Federal, respectivamente. Santa Catarina ficou com a medalha de bronze.

#descriçãodaimagem: foto dos medalhistas de ouro do vôlei. Fim da descrição.
Medalhistas do Vôlei (Foto: Marcelo Deck | CBDS)

No Vôlei masculino, a Federação do Rio Grande do Sul levou o ouro, São Paulo ficou com a prata e o Paraná com o bronze. No feminino, o ouro ficou com São Paulo, seguido pelo Paraná, com a prata, e pelo Distrito Federal, que levou o bronze.

A realização da Surdolimpíada Nacional 2021 só foi possível graças ao patrocínio das Loterias Caixa e do Governo Federal, por meio do Ministério da Cidadania e da Secretaria Especial do Esporte, além da Prefeitura de São José dos Campos, que ofereceu toda a logística da competição, e da Helpvox.

O evento foi um preparativo para a convocação final das Seleções Brasileiras para a 24ª edição dos Jogos Olímpicos de Verão para Surdos, Deaflympics (Surdolimpíada, em livre tradução), que será realizado, em 2022, no Brasil.

PUBLICIDADE
Juliana Reis
Juliana Reishttps://www.portalacesse.com.br/
Jornalista, com mais de 20 anos de atuação, 13 deles atuando em projetos editoriais no segmento de acessibilidade e inclusão. Co-fundadora do Portal Acesse e da Ludik, agência de comunicação especializada em soluções inteligentes para auxiliar empresas que queiram promover uma comunicação para todos.
VEJA TAMBÉM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE

SIGA O PORTAL ACESSE

3,380FãsCurtir
10,253SeguidoresSeguir
71SeguidoresSeguir
4,633SeguidoresSeguir
11InscritosInscrever

DESTAQUES

PUBLICIDADE

MAIS ACESSADAS

PUBLICIDADE